Vital anuncia realização de ciclo para debater ações para minimizar efeitos da seca
Como um dos parlamentares mais comprometidos em buscar ações que minimizem os efeitos da seca que assola o Nordeste, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), anunciou a realização de um ciclo de debates para debater o tema.
Vital que é membro da Subcomissão Permanente sobre Obras de Preparação para a Seca aprovou, votou a favor de um requerimento propondo a realização dos debates, que começam neste ano se estenderão até 2014. O primeiro tema, conforme anunciou o senador, deve ser debatido pela subcomissão daqui a 15 dias é a negociação das dívidas dos produtores rurais do Nordeste. Vital aliás, é autor de um projeto já aprovado no Senado propondo o perdão das dívidas e as negociações do débitos rurais dos produtores nordestinos junto ao Banco do Nordeste.
Ele informou que, na próxima reunião, os senadores vão trazer um documento com a consolidação da negociação das dívidas da Região Nordeste. A previsão de Vital, é que até lá, a Medida Provisória 618/2013 já terá sido sancionada. O texto incorporou grande parte das preocupações com a região, inclusive com emendas de Vital do Rêgo. Entre outros assuntos, a MP trata de desconto nas dívidas de produtores rurais atingidos pela seca.
Para o ciclo de debates serão convidados especialistas e autoridades da administração pública, que deverão discutir os impactos da seca no Nordeste e as propostas para o desenvolvimento da região, no cenário de instabilidade do clima e de falta crônica de água. Ainda não foram definidas as datas e temas específicos de cada audiência pública.
Vital do Rêgo lembrou que seca tem assolado o Nordeste, e citou como exemplo a Paraíba quando muitos sertanejos sofrem com a falta de água.
Segundo ele, com a instalação da Subcomissão Permanente sobre Obras de Preparação para a Seca, a CI dá o primeiro passo na procura de alternativas e soluções que possam amenizar o drama da seca no Nordeste, possibilitando o monitoramento das obras de infraestrutura para melhorar a convivência da população com as estiagens.
Alem de Vital do Rêgo, a Subcomissão da Seca é composta pelos senadores José Pimentel, Wellington Dias, Clésio Andrade, Flexa Ribeiro, Eduardo Amorim, tendo como suplentes os senadores Inácio Arruda, Ciro Nogueira, Osvaldo Sobrinho e Fernando Collor. Para presidi-la, foi eleito por aclamação o senador José Pimentel, nordestino, do Ceará e líder do governo no Congresso Nacional, tendo o sergipano Eduardo Amorim como vice-presidente.
